domingo, 9 de julho de 2017

167- Drifters


"Drifters" é um anime épico e interessante, também bastante recente, tendo sido iniciado e concluído no ano passado e possui, inclusive, uma segunda temporada confirmada, para um futuro próximo. Essencialmente, trata-se de um crossover de personagens históricas recolocadas em territórios próximos, dentro do Japão e que se segregam em duas categorias distintas:

Os Drifters, pessoas vindas de contextos histórico-temporais diferentes e que desempenham ações positivas e humanas, agregando igualmente a noção de progresso e desenvolvimento do Homem. Neste âmbito, situam-se as personagens principais Toyohisa Shimaru, Oda Nobunaga e Yoichi Nasu, figuras marcantes da história japonesa;

Os Ends, o oposto dos Drifters: maus, cruéis e vingativos. Eles possuem um ódio contra a humanidade, devido ao facto de, nas suas vidas passadas, terem sido vítimas de atos desumanos e grotescos que os levaram à morte. Nesta categoria, enquadram-se personagens como Joana D'Arc e Anastasia Romanova, por exemplo.

Tanto uns como os outros são invocados para o mundo onde a ação decorre em momentos de decadência individual, mais propriamente quando se encontram gravemente feridos ou prestes a morrer. Porém, a convocação de Drifters e Ends é fundamentada por personagens diferentes. Murasaki, um homem de fato que está sempre a ler um jornal, é o responsável por convocar os Drifters e enviá-los para a dimensão onde a ação é desempenhada. O jornal que ele lê é atualizado, magicamente, ao longo do desenrolar da história, transmitindo-lhe os acontecimentos que se foram sucedendo.

Já quanto aos Ends, esta função é desempenhada por uma jovem conhecida como Easy.
Porém, o chefe dos Ends é o Rei Negro, uma figura encoberta por uma longa veste branca suja, semelhante à que os "reapers" usam. Ele possui um carácter absolutamente misantropo, pelo facto de, outrora, os humanos terem rejeitado a sua ajuda, que era (e é) fundamentada por via de poderes sobrenaturais. O Rei Negro tem a habilidade de multiplicar qualquer entidade que possui células em si, como comida, tecidos orgânicos, anticorpos e células regenerativas, permitindo curar rapidamente qualquer ferido (embora estes elementos não sejam diretamente mencionados no anime, entende-se que é por aí que a sua magia faz efeito) e aumentar o abastecimento alimentar.
Face à desaprovação dos humanos, o Rei ingressou num objetivo de aniquilar a humanidade, complementando-se perfeitamente com os ideais dos Ends e aliando-se a seres humanóides, como animais antropomórficos.

Existe ainda um outro grupo, de feiticeiros, os chamados Outubristas, liderados por Abe no Haruakira, cuja função é proteger a avaliar os Drifters, de modo a prepará-los, com sucesso, para o combate contra os Ends. Uma personagem de destaque desde grupo é Olminu, que consegue comunicar facilmente com os seus aliados através de umas esferas de cristal e possui tiras de papel que fazem erguer muros de pedra gigantes, de modo a estabelecer um escudo defensivo contra os oponentes.

A ação decorre num período de conflitos armados entre os Drifters e Ends, claramente. Porém, os Ends começam com uma grande vantagem: possuem, a seu lado, o grande império que criaram, o Império Orte, ao conglomerar os territórios vizinhos da sua capital, Verlina. Na sua área de influência, encontram-se personagens não-humanas, como elfos, anões e os já referidos animais antropomórficos, sendo que somente estes últimos se aliaram aos Ends. Os elfos e anões, outrora escravos de Ends, foram libertados pelas forças "drifterianas" e rapidamente juntaram-se aos Drifters, como militares competentes e habilidosos.

Cada um dos protagonistas desempenha uma função diferente, mas que complementa perfeitamente com os objetivos dos Drifters: derrotar os Ends.
Toyohisa Shimazu, samurai do clã Shimazu, é um homem bastante competente quando o assunto é guerra e táticas militares, revelando muita perspicácia aliada à inteligência e força. No entanto, segue um código de guerreiro bastante específico, levando-o a assumir determinados comportamentos, como o respeito para com os vencidos e misericórdia em relação às mulheres. Foi responsável por ter libertado os elfos, exortá-los a vingar-se contra os seus opressores e por comandar os anões durante a última guerra contra os Ends. É o chefe e representante da equipa e utiliza uma espada como arma

Oda Nobunaga é o "cabeça" dos Drifters e um excelente estratega de batalha, conseguindo facilmente adaptar qualquer circunstância a uma situação favorável para o prosseguimento correto das atividades dos seus colegas de equipa. Revela bastante experiência tanto no âmbito bélico, como na política. Foi também quem comandou os homens armados do Conde Saint-Germi, um lorde que controla uma porção do império de Orte e, consciente do seu eventual desabamento, decide aliar-se aos Drifters, para combater os Ends e vender o território.

Yoichi Suketaka Nasu é um arqueiro experiente, que utiliza, portanto, o arco e flecha como arma. Responsabilizou-se por ensinar aos elfos como manusear e usar corretamente essas armas, tornando-os poderosos aliados e combatentes.


A primeira temporada termina durante a guerra entre os Drifters e os Ends e mesmo no final, o anime anuncia uma sequência.
É, sem qualquer dúvida, um anime épico, recheado de ação, momentos de comédia e suspense e deixa sempre uma curiosidade que nos incita a ver o próximo episódio para ver o que acontece. Ainda que não sejam realmente relevantes para o enredo, ocorrem várias referências a períodos diferentes da história da humanidade, principalmente da japonesa. Vocês poderão sempre ir fazendo uma pesquisa sobre elas, de modo a ficarem mais enriquecidos a nível cultural.




 


Vídeo:

Sem comentários:

Enviar um comentário